Star Smuggler!

Contrabandeando informações

Top 5 de filmes do Estúdio Ghibli


O Estúdio Ghibli há muito vem sendo chamado de Disney do oriente, porém, consegue manter um excelente nível de qualidade em suas história e animação nas suas 3 décadas de vida. A maioria de suas animações tem um forte apelo ambiental, o que retrata as ideologias de seu fundador, Hayao Miyazaki, que também assina e dirigiu a maioria dos filmes. O estúdio produz apenas filmes de animação tradicional em 2D e consegue compor cenários belíssimos pintados a mão com uma animação singela e fluida, padrão de qualidade cultuado em todo o mundo.

O mais novo trabalho do estúdio Ghibli, inspirado no livro inglês “The Borrowers” (Os Pequeninos), conta a história de Arrietty, um pequenino ser que precisa pegar emprestado objetos dos humanos para poder sobreviver, como alimentos e tecidos, enquanto luta contra a extinção de sua espécie. É um filme com um forte apelo ambiental, como na maioria das obras do estúdio Ghibli, que nos leva a refletir em quantas espécies correm perigo de extinção no planeta e que nada podemos fazer para impedir isso.

Meu Vizinho Totoro é um clássico da animação, uma história infantil mágica e pura de duas irmãs que se mudam para uma nova casa para morar com seu pai enquanto a mãe se cura de uma doença terminal, o filme aborda com naturalidade essa questão tão traumática para qualquer criança de forma leve e sutil, qualquer criança que passe por situação semelhante se identifica com a personagem principal e admira todo o mundo de fantasia e faz-de-conta presente no filme.

Naussicaä é o primeiro filme dos estúdio Ghibli, o filme é uma dura crítica ao que o ser humano faz com o planeta, desmatamento, caça predatória, poluição, etc. Apesar do filme de ser 1984 e ter a minha idade, o filme ainda é super atual em suas críticas, qual será nosso futuro se não mudarmos hoje o que fazemos com o mundo? Tudo isso somado a uma animação excelente e fluida (um marco para a animação da época) com um enredo que prende o espectador e uma protagonista super cativante, são 2 horas de filme que passa rapidamente de tão agradável que o filme é.

Mononoke é uma garota que foi criada por lobos deuses de uma floresta que combate um exercito liderado por uma mulher que visa a destruição da floresta para alimentar suas fornalhas de fabricação de armas. O filme é uma dura crítica ao desmatamento em nome do progresso sem se importa com as dezenas de animais que habitam suas florestas, o filme também é crítico em relação a forma que os humanos esquecem seus deuses e apenas se lembram deles nas horas de maior necessidade. Tudo isso embalado em uma das melhores histórias que já vi em um filme de animação, apesar de seus protagonistas não serem cativantes, a narrativa ágil e detalhada somada com uma belíssima animação faz com que o espectador não perca um instante do que se passa na tela.

Curiosidade, o filme foi dublado no Brasil pela Europa Films, mas como a Disney possui um contrato de distribuição no ocidente, o filme nunca pôde ter sido lançado por aqui, a dublagem foi utilizada apenas uma vez em um DVD triplo japonês de tiragem limitada, mas facilmente encontrado no Google.

Túmulo dos Vagalumes é um soco no estomago de qualquer um que assista o filme, particularmente, além de ser top 1, ele para mim também entra fácil em um top 10 de filmes de guerra, o filme é ambientando em uma pequena ilha japonesa bombardeada pelos americanos durante a Segunda Grande Guerra, o filme inicia mostrando a morte por fome e inanição do protagonista em decorrência da miséria que se instaurou na ilha devido a Guerra, e segue durante o restante do filme mostrando como ele e sua irmã menor, órfãos devidos o bombardeio, terminam nessa situação, é um filme extremamente triste e depressivo, não pode ser assistido a qualquer hora, vários momentos do filme emocionam bastante, por ser uma animação, leva o público a se emocionar mais ainda. A película nos leva a imaginar os horrores que a guerra levou a população inocente no Japão, além da formas que eles eram mantidos alheios aos verdadeiros acontecimentos.

About these ads

15/08/2011 - Publicado por | Cinema | , , ,

2 Comentários »

  1. Eu colocaria Princesa Mononoke em primeiro. Aliás, acho que é minha segunda animação preferida, atrás apenas de O Rei Leão. Mas O Túmulo dos Vagalumes é excelente tb. To com Naussicaä aqui faz um tempo, mas entre adaptações de HQs, década de 1930, franceses, não encontrei tempo ainda.

    Comentário por Marcelo Dillenburg | 15/08/2011 | Responder

    • Na verdade os dois são excelentes, mas confesso que prefiro os slice of life do que os de aventuras, mas Rei Leão concordo e também é a minha preferida, pena que a Disney nunca mais fez um filme tradicional a nível dos antigos, hoje a Ghibli tá bem melhor que ela.
      E depois do festival francês, veja Naussicaä, vale muito a pena.

      Comentário por Cláudio | 15/08/2011 | Responder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: